Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o senador Hélio José

Em entrevista exclusiva com o senador, Hélio José (PMDB-DF) fala sobre política e o seu trabalho no senado federal

Nas eleições de 2018 o senhor pretende concorrer a que cargo?

Meu nome está a disposição do partido para concorrerá a qualquer cargo, inclusive ao governo do Distrito Federal, porém entendo que teria que ter pelo menos mais um mandato para me candidatar ao GDF, creio que um projeto desse seria mais viável em 2022.

O senhor será candidato à reeleição ao senado?

Não sei se serei candidato ao senado. Avaliarei com meu grupo político no momento certo. Esse é o momento de trabalhar pelo DF, vamos deixar para tomar essa decisão mais na frente. Porém, não quero perder a oportunidade de ser deputado federal como aconteceu com o ex-senador Gim Argello. Se a eleição fosse hoje eu seria candidato a federal. A disputa ao senado em 2018 será muito concorrida.

Quais são os pré-candidatos ao senado que o senhor considera mais fortes?

Considero o senador Cristovam Buarque (PPS) e o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR). Não pretendo disputar o senado contra Cristovam e Frejat.

O senhor acredita que Jofran Frejat concorra ao senado ao invés de disputar o governo do DF?

Sim, acredito que o candidatura do Frejat seja mais favorável para o senado. Seria a consagração de sua carreira.

O senhor foi o primeiro suplente de Rodrigo Rollemberg. Porque houve um rompimento entre vocês?

O governador Rodrigo Rollemberg descumpriu o plano de governo apresentado nas eleições de 2014. Assim que ele assumiu o governo ele rompeu com esses compromissos. Esse foi o motivo do meu rompimento com ele.

Porque o senhor votou contra o seu partido na Reforma Trabalhista?

O método usado pelo Planalto na votação da Reforma Trabalhista me fez votar contrário ao projeto. Isso me causou uma retaliação por meio da perda de cargos indicados por mim no Governo Federal. Até hoje estou afastado do governo, mas não vejo problema em me reaproximar do partido.

Porque você trocou o PMB pelo PMDB?

O PMB foi um sonho de verão. Sai da sigla por falta de cumprimento da presidente nacional. Ela não honrou os compromissos assumidos nem comigo no DF e praticamente em nenhum dos demais estados. O partido nasceu forte e em seguida foi esvaziado.

Vários membros do seu grupo político estão filiados ao PEN, esse pode ser o seu plano B nas eleições de 2018?

Sim.

Existe um plano C?

O PP pode ser o plano C.

Em 2010 o senhor foi candidato pela esquerda. Em 2014 você apoiou a terceira via. Que grupo você fará parte nas eleições de 2018?

Meu desejo era apoiar o Reguffe para o governo, comigo disputando uma vaga ao senado.

Reguffe prometeu nas eleições de 2014 que não seria candidato em 2018 e cumpriria seu mandato no senado até 2022. Você acredita que ele quebrará essa promessa?

Acredito que o Reguffe possa rever seu compromisso em não ser candidato em 2018. O principal motivo para isso é o clamor da população. Ele tem despontado nas pesquisas como o primeiro colocado. Esse é o desejo da população e isso pode fazer com que ele venha candidato a governador em 2018.

O senhor considera um erro ter disponibilizado seu nome para concorrer a uma vaga na Câmara Legislativa em 2014 e não ter feito campanha?

Foi um erro sim. O que ocorreu foi que a convenção do PSD, partido que eu fazia parte na época, ocorreu antes da sigla fechar apoio ao PSB. Nessa convenção meu nome foi aprovado para disputar uma vaga de deputado distrital. Se o PSD não apoiasse o Rollemberg eu teria feito campanha para distrital. Como eu era o primeiro suplente do Rollemberg eu preferi me dedicar a campanha do governador e assumir o mandato de senador, como aconteceu. Não fiz campanha e mesmo assim tive seis votos, se tivesse feito campanha para distrital o resultado teria sido outro.

Como é ter feito parte da história do PT e hoje fazer parte do PMDB, partido acusado pelo PT de ter dado um golpe. Isso te incomoda?

Hoje não existe mais partido limpo. Nas próximas eleições a população votará mais em propostas e nas pessoas independente da sigla.

Essa sua afirmação não põe em xeque a existência dos partidos?

Infelizmente sim. E se for aprovado o distritão o enfraquecimento dos partidos será ainda maior.

Existe alguma possibilidade do senhor voltar para os quadros do PT?

Não acredito no retorno ao PT. Quem sai do PT sai por motivos geralmente imperdoáveis.

Porque você decidiu sair do partido, tendo em vista sua militância por 30 anos no PT?

Conversei com a cúpula do PT sobre os escândalos de corrupção que assolavam o partido. Ninguém me ouviu. Três meses depois o partido estampava as manchetes por corrupção. Esse foi o motivo para minha saída do PT.

O senhor é a favor do estado do Entorno?

Não sou favorável porque a médio prazo criaríamos o entorno do entorno.


Por Sandro Gianelli, da coluna Ons e Offs do Jornal Alô Brasília e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

Comentários

Melhores da semana

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Paulo Melo deve ser candidato a deputado distrital

Paulo Melo é apontado como um jovem promissor na política que pode tornar a nova política mais arejada, civilizada e competente

Hélio José é indicado como titular na CPI Mista da JBS

O líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), indicou nesta quarta-feira, 13, sete senadores para as dez vagas que o partido tem direito na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido no senado federal

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido em audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF) nesta quinta-feira (31). A iniciativa é do presidente da comissão, senador Hélio José (PMDB-DF)
Foto: Pedro França.

Mais vistas

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Feira Condominial e ConBraSíndicos em Águas Claras-DF

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Congresso Brasileiro de Síndicos e Feira Condominial deve reunir 3 mil síndicos em Águas Claras

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca